É muito comum no consultório o relato dos pais e responsáveis de que as crianças choram, brigam e se debatem para escovar os dentes, principalmente as menores. Essa reação é comum em praticamente todas as casas (até na minha 🙈). As crianças normalmente são avessas a pararem para abrir a boca e escovarmos, reclamam do sabor da pasta de dentes e muitas até provocam ânsias e vômitos de tão grande que é a luta para escovar os dentes. Nós somos responsáveis pelo cuidado e assim temos que promovê-lo, mesmo que as crianças não estejam tão receptivas.

Vou dar algumas dicas para que esse momento possa ser mais agradável em casa:

😁 É importante termos a consciência de que estamos cuidando para evitar problemas futuros;

😁 Não precisamos cobrar dos bem pequeninos que eles vão para o banheiro, em frente a pia. Podemos começar onde estiverem, na sala, sofá, chão etc.

😁 A rotina é fundamental. Todos os dias, após todas as refeições;

😁 Deixe que as crianças tomem gosto, dividindo o momento, primeiro o adulto, escova depois eles;

😁 Usem o lúdico, bonecos também podem escovar os dentes (com a escova dos bonecos, claro rsrs);

😁 Dê o exemplo, sempre. As crianças copiam mais o que fazemos do que o que falamos;

😁 Irmãos são ótimos incentivadores;

😁 Não desistam, com o tempo eles entendem a rotina e começam a aceitar o cuidado.

A cárie dentária hoje, mesmo com tantos recursos está em uma crescente entre as crianças de pouca idade. E o que podemos fazer para que nossas crianças sejam livres de cáries, é prevenir.

E às vezes mesmo que tentemos todos os argumentos, os meios lúdicos, haverá dias que será difícil a hora da escovação. Nesse momento não desistam, acolham com carinho, mesmo que se sintam em um campo de batalhas. Lembrem- se que eles crescem rápido e a fase difícil vai passar. 😍😘

About The Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close